A capital São Paulo é praticamente um mundo dentro de uma cidade. Possui mais de 500 estabelecimentos culturais entre museus, teatros e salas de cinema, além de outro grande número de parques e outros pontos turísticos. A lista é grande, e só para citar os mais importantes estão: Parque Ibirapuera, Avenida Paulista, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sala São Paulo, Mosteiro São Bento, Estádio do Pacaembu (que possui o Museu do Futebol), Catedral da Sé, Mercado Municipal, Edifício Altino Arantes, Zoológico, Museu da Língua Portuguesa e Museu da Imagem e do Som.
Além disso, há muito turismo em São Paulo por conta dos eventos nacionais e internacionais que atraem pessoas de todo o país, como GP de Fórmula 1 de interlagos, Virada Cultural, São Paulo Fashion Week, Parada do Orgulho Gay, Salão do Automóvel, shows internacionais, etc.
O litoral paulista tem praias para todos os gostos e bolsos. As mais bonitas estão no litoral Norte. Descendo a partir da divisa com o Rio de Janeiro, seguem-se as localidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga e Guarujá, até chegar pelas praias mais populares e acessíveis frequentadas pelos paulistanos: Santos, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe. No litoral Sul estão ótimos destinos litorâneos para o ecoturismo, com belíssimas áreas verdes preservadas na Ilha Comprida, Cananéia e Ilha do Cardoso, na divisa com o litoral do Paraná.
No interior há diversos outros destinos procurados para quem busca ecoturismo e turismo de aventura, como Socorro e Brotas (rafting e boia-cross), São Pedro e Atibaia (vôo livre de parapente) Eldorado e outras cidades do Vale do Ribeira (estudo de cavernas ou espeleologia) e Boituva (paraquedismo e balonismo).
Quem gosta de frio, música clássica ou um passeio romântico tem Campos do Jordão como destino certo. Com muitas casas em arquitetura germânica, a “Suíça brasileira” é a cidade mais alta do país, a 1.628 metros, na Serra da Mantiqueira. As temperaturas são amenas durante todo o ano (uma boa opção para fugir do calor excessivo no verão).
No inverno faz menos de 5o à noite, e no mês de julho é realizado o Festival de Inverno, o mais importante evento de música clássica do Brasil. Além da “Suíça brasileira” o estado também tem a “Holanda brasileira”. O pequeno município de Holambra recebeu imigrantes dos Países Baixos, possui um moinho de vento e é famosa pela produção de flores.
Aparecida é um dos maiores destinos de turismo religioso do Brasil. A Basílica Nova de Aparecida é o terceiro maior templo católico do mundo, e recebe pelo menos 9 milhões de pessoas ao ano. O mês mais frequentado é outubro, por ser o mês de Nossa Senhora Aparecida (convém reservar hotéis com antecedência de até um ano antes).
Uma opção que agrada os mais diversos tipos de turistas é o Circuito Histórico do Vale do Paraíba, composto pelas cidades de Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras, oferecendo atrativos para turismo histórico-cultural, ecoturismo, turismo rural, de aventura e religioso.
Melhor época para visitar: em qualquer época do ano, com exceção do litoral, que geralmente não tem grande visitação durante o inverno. Normalmente o estado apresenta um verão quente e úmido e um inverno frio e seco.