Tailândia significa “terra de homens livres”, tai significa independência. Isso se deve por um motivo que traz muito orgulho para os habitantes desse país: a Tailândia é o único país do sudeste asiático que não foi colonizado por uma potência europeia. E, com certeza, não foi por falta de interesse já que a Tailândia é o 50º maior país do mundo e possui belezas naturais incríveis que só olhando pessoalmente é possível acreditar.
A bandeira da Tailândia, que até 1917 era apenas branca e vermelha, passa então a ter uma faixa azul no meio em solidariedade aos países aliados na Primeira Guerra Mundial: Estados Unidos, Reino Unido, França e Rússia. Assim, a cor vermelha representa o sangue derramado pelo país, a cor branca simboliza a pureza do povo tailandês em sua religião e o azul se refere à realeza.
Dividida em 75 províncias, a capital da Tailândia, Bangkok, apesar de não ser província, mas sim uma área administrativa, tem o mesmo tratamento de qualquer uma delas, se tornando uma espécie de 76ª província.
Por falar em Bangkok, você está prestes a conhecer uma das capitais mais agitadas do planeta! Com uma população de 6 milhões de habitantes, Bangkok é cortada pelo rio Chao Phraya, onde se pode passear a barco durante a viagem, e acreditem, é um dos programas mais tranquilos que você vai encontrar por lá.
Você ainda pode visitar o Grande Palácio Real, moradia da realeza desde o século 19, o Wat Traimit, templo que abriga uma estátua de Buda com 5 metros de altura e 5,5 toneladas de ouro, e visitar a caótica Chinatown para experimentar a mais exótica culinária do país e ver muitos tuk-tuks, aqueles táxis de três rodas circulando freneticamente.
Outra cidade fantástica que você pode visitar em sua viagem para Tailândia é Ayutthaya, a antiga capital do país, na época em que ainda era o reino de Sião, que foi invadida por birmaneses no século XVIII e teve grande parte de seu patrimônio destruído, além de inúmeras estátuas de Buda decapitadas. A cidade é um grande sítio histórico, tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
O que fazer em Ayutthaya?
Por ser uma cidade histórica e estar tão perto da capital (cerca de 80km de distância), vale a pena conhecer os templos sagrados da cidade, onde os principais são Wat Yai Chai Mongkol, um dos mais importantes e conservados templos de toda a região. Também vale a visita ao Wat Lokkayasutharam, ou Templo do Buda deitado de Ayutthaya.
A cidade ainda conta com o templo Wat Mahathat, cuja principal atração é uma cabeça de Buda, com mais ou menos 40 centímetros, envolta por raízes de árvores, como um grande abraço da natureza à uma figura que representa a paz e a solidariedade.
A Tailândia ainda tem uma outra grande opção de passeio que é a cidade de Pattaya, distante 140km da capital Bangkok. Com uma movimentação noturna enorme, grandes letreiros luminosos, pessoas do mundo todo visitam essa cidade, tanto para conhecer os bares e restaurantes da Pattaya Walking Street, quanto para aproveitar as maravilhas da areia branca e água cristalina das praias da região.
A Tailândia investe muito em turismo, por isso milhões de pessoas do mundo todo visitam o país ao longo do ano. Talvez agora seja a sua vez!